1º Encontro do Grupo de Formação Redsolare São Paulo

 

Hora de subir a serra para trocar experiências…

562591_10201122842656915_1021016647_n

Primeiramente vou falar um pouquinho para vocês sobre a RedSolare para que possamos entender o pouco melhor.

A RedSOLARE Brasil é uma associação de instituições e pessoas, sem fins lucrativos, que reconhece a responsabilidade social como um dever de todos e, portanto que exige a realização de ações conjuntas que contribuam para a integração, cooperação, acesso aos bens sociais e culturais historicamente construídos pela humanidade, qualificação pessoal e profissional, exercício e defesa dos direitos de todos principalmente da criança na primeira infância e a construção e o exercício da cidadania.

Desde 2006 vem difundindo a abordagem de Reggio Emilia para Educação Infantil, por acreditar que bons exemplos de práticas podem colaborar para reflexões e transformações positivas para nossas crianças

No dia 23 de março, iniciamos a formação de um grupo de estudos em São Paulo com o intuito de trocar experiências sobre como temos visto, entendido e feito Educação Infantil em nosso estado, estabelecendo um diálogo reflexivo sobre as teorias e práticas vivenciadas nas creches e escola italianas.

encontro março2

Esse será um grupo aberto a todos que se interessam pelo tema, com encontros mensais.

Nosso primeiro encontro foi um momento muito agradável e de muitas conversas e trocas. O encontro aconteceu na casa da Cidade que fica na Vila Madalena. Que é uma entidade civil sem fins lucrativos, existe desde junho de 2000, estando formalizada desde abril de 2005, está voltada para a promoção de debates, conferências, cursos de formação e eventos culturais.

Começamos com Marília Dourado (representante nacional da RedSolare Brasil) falando sobre a importância da Redsolare e do grupo de formação. Marília nos contou sobre a mobilização pensada para o dia das crianças de 2012: "PRESENÇA - A Criança na sua FELIZcidade". Esse projeto ficará para um próximo post, pois quero muito enfatizá-lo e divulgá-lo aqui no Eu Vejo Tudo Cor de Rosa, pois foi daqui que Marília e seus companheiros tiveram a ideia. Foi a partir do meu post Ação do Coração (clique aqui) que eles pensaram nessa proposta. Nesse ano de 2013 quero com vocês ajudar realizar essa meta de bonecas confeccionadas.

Após a fala da Marília tivemos um pequeno intervalo para o café e conhecer as pessoas que estavam ali no grupo. Após o cafezinho, hora de assistir um vídeo sobre a rotina de Reggio, foi encantador.

O vídeo não foi esse, mas quero compartilhar um pouco mais com vocês. Assistam…

São Tantas coisas para falar… Espero que eu não tenha esquecido de nada. Semana que vem postarei o segundo encontro que ocorreu nesse fim de semana. Deixo agora para vocês um pouquinho de trabalho…

Materiais para estudos sugeridos:
* As Cem Linguagens da Criança: a Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Carolyn Edwards; Lella Gandini e George Forman

* Diálogos com Reggio Emilia. Escutar, investigar e aprender. Carla Rinaldi

Conheça mais:
Blog:
http://redesolarebrasil.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/pages/RedSOLARE-Latinoamerica/267302856644133?fref=ts

fonte: http://www.casadacidade.org.br

 

Beijinhos meninas, até mais!

Um comentário:

  1. Gostei da ideia muito bom e é sempre bom aprendar mais beijos
    www.inspiresenoamor.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...