25 de Dezembro - Natal!!!

O Natal para mim que sou cristã é muito importante. É o Nascimento do menino Jesus. Embora muitas pessoas se esqueçam desse fato, comemorando apenas a ceia farta, as trocas de presentes, a decoração da casa e o bom velinho Papai Noel. Não sou contra nada disso, amo tudo isso, mas não podemos esquecer do verdadeiro valor do Natal.

* O Nascimento de Jesus:

A história do nascimento de Jesus iniciou-se em Nazaré quando Maria recebeu a visita do Anjo Gabriel a comunicar-Lhe que Ela seria mãe do Salvador; o Anjo Gabriel disse à Maria que ela estava grávida, que Ela iria ter um menino e que este Menino era o Filho de Deus; e deveria se chamar Jesus!
Maria e José se dirigiram à Belém, e ao chegar na cidade muito cansados decidiram procurar uma estalagem porém todas estavam cheias. Um senhor muito bondoso permitiu então que Maria e José permanecessem no estábulo de sua quinta e foi então que nesta noite mágica nasceu o Menino Jesus. O menino Jesus veio ao mundo num lugar simples, no meio dos animais e teve como bercinho uma manjedoura.
No céu surgiu uma estrela muito brilhante, era a estrela guia de Belém a anunciar o nascimento do Filho de Deus, de muito longe os 3 Reis Magos avistaram-na e souberam então que algo muito especial havia acontecido. Era o nascimento de Jesus que se anunciava nos céus, seguiram então a estrela guia até encontrar Maria, José e o Pequeno Menino Jesus em Sua manjedoura.
Os 3 Reis Magos levaram presentes ao Menino Jesus – incenso, ouro e mirra. Daí a nasceu a tradição de oferecer presentes de Natal, é uma celebração em honra de Jesus. Ao oferecermos presentes estamos a dizer que gostamos muito daquela pessoa, é um gesto de carinho e de demonstração de afeto.


* Os Símbolos


PAPAI NOEL

Papai Noel  é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro.
O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.
Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto.
Conforme a lenda, Papai Noel mora no extremo norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte. Papai Noel vive com sua esposa Mamãe Noel, incontáveis elfos mágicos e oito ou nove renas voadoras. Outra lenda popular diz que ele faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classificando-as de acordo com seu comportamento, e que entrega presentes, como brinquedos ou doces, a todos os garotos e garotas bem-comportados no mundo, e às vezes carvão às crianças malcomportadas, na noite da véspera de Natal. Papai Noel consegue esse feito anual com o auxílio de elfos, que fazem os brinquedos na oficina, e das renas que puxam o trenó.

PRESÉPIO
Introduzido por São Francisco de Assis no século XII, consiste na apresentação em pintura ou escultura das pessoas, do local e do ambiente em que Jesus nasceu.
O presépio nos lembra o nascimento do menino-Deus. Ajuda-nos a refletir sobre o fato e nos anima a sermos gratos a Jesus que não hesitou em descer do céu e alojar-se numa simples manjedoura. Na comunhão está todo o sentido do Natal.


ÁRVORE DE NATAL





Simboliza o reino de Deus:"Eu sou a árvore, e vós sois os ramos". Quado iluminada, a árvore lembra que Cristo é a luz do mundo. O pinheiro nos leva a pensar que sua resistência aos rigores do frio europeu é o simbolo da vida e da graça. O verde fala da esperança da vida eterna.






ESTRELA
Os magos vindos do Oriente á procura de Jesus, foram guiados por uma estrela até Belém. A estrela tem 4 pontas e uma cauda luminosa. As quatro pontas representam as 4 direções da terra: Norte, Sul, Leste, Oeste, de onde vem os homens para adorar a grande luz que é uma estrela de fé, de amor, de esperança para o seu irmão...

CANÇÕES DE NATAL
A Igreja católica sempre deu muita importância para o valor da música. As primeiras canções natalinas datam
do século IV e são cantadas até hoje na véspera de Natal.

GUIRLANDA
Geralmente é pendurada na porta de entrada das casas para representar a presença do menino Jesus. A guirlanda é um símbolo de prosperidade, evolução e recomeço.
É ela que nos recebe de braços abertos dando-nos as boas vindas nas portas das residências nas quais adentramos em época natalina. Porém mais que um simples adorno de porta, a guirlanda é uma peça singular cuja produção retrata o brilho, a alegria e materializam o espírito de cada anjo que nela habita. Que através da alegria do amor impregnados nesta guirlanda,o anjo de cada um de vocês possa abrir portas e caminhos pelos quais vocês sonhem passar. 

PANETONE 
Este foi criado na Itália, mas não se sabe exatamente sua origem. Existem várias versões. De acordo com uma delas, um padeiro de Milão chamado Tone, em aproximadamente 900 d.C., fez um pão e misturou nele alguns ingredientes como frutas secas e nozes. Esse pão fez muito sucesso e ficou conhecido comopane di Tone. Uma segunda versão diz que, entre 1300 e 1400, um italiano, também de Milão, chamado Ughetto, estava apaixonado por uma moça que se chamava Adalgisa e, para poder ficar junto dela, empregou-se na padaria de seu pai. Lá, criou um pão especial que conquistou tanto a filha quanto o pai. E assim o pai de Adalgisa “deu a mão dela” a Ughetto. E uma outra versão conta que um chef di ciusine chamado Gian Galeazzo Visconti, duque de Milão, em 1395 criou um pão diferente para uma festa, e este fez muito sucesso por causa de seu sabor. Mas, independentemente das lendas em torno da história do panetone, ele está sempre presente nas mesas de Natal de todo brasileiro. Cada país tem em sua ceia de natal algumas peculiaridades. Os russos, por exemplo, evitam a carne e os Jamaicanos usam e abusam das ervilhas em suas receitas para a ceia de natal.

BONECO DE NEVE
O boneco de neve, um dos símbolos do natal, é proveniente da neve existente no hemisfério norte, lugar que exige das pessoas uma convivência maior dentro das casas, e o clima natalino é um momento que proporciona essa convivência, onde as famílias se reúnem para confraternizar.
Em países frios, as crianças saem durante o dia para produzir o boneco de neve. Colocam duas bolas grandes de neve uma sob a outra, um cachecol, uma cenoura para fazer o nariz, um chapéu, laranjas para fazer os olhos e galhos para servir de pés e mãos. Mesmo em países tropicais como o Brasil, o boneco de neve se transformou em peça de decoração de árvore de natal. 




PÉ DE MEIA
Como já vimos, São Nicolau, precursor do Papai Noel, era de família rica e ajudava os pobres. Na região onde morava havia três moças pobres, que por falta de dote não conseguiam casar. São Nicolau jogou sacos de moedas pela chaminé de suas casas, que seriam usados como dote. Numa das casas, o saco de moedas caiu numa meia que secava na lareira, nascendo o hábito de se colocar presentes no pé de meia. Outra versão diz que o bispo São Nicolau não gostava de ser percebido quando presenteava, motivo pelo qual colocava os presentes nas chaminés das casas. As crianças perceberam seu método e passaram a deixar ali suas meias. Hoje o costume é usar meias ou botinhas com fins decorativos. São feitas de feltro, possuem aplicações ou bordados e se tornaram um símbolo natalino.


* Feliz Natal em algumas línguas:

Alemão - Fröhliche Weihnachten
Catalão - Bon Nadal
Coreano - Chuk Sung Tan
Francês - Joyeux Noël
Grego - Καλά Χριστούγεννα
Holandês - Prettige Kerstfeest
Inglês - Merry Christmas ou Happy Christmas
Italiano - Buon Natale
Japonês - メリークリスマス Merīkurisumasu
Latim - Natale hilare
Português - Feliz Natal


Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6), nós olhamos para o Seu nascimento e crucificação como a nossa salvação. A celebração do Natal é o presente perfeito dado a nós. É o presente de Deus habitando em um corpo humano para pagar pela penalidade dos nossos pecados para que pudéssemos viver para sempre com Ele.

Feliz Natal a todos!!
Feliz Nascimento!!!

beijos a todos, post atrasado, mas não importa!!!







Um comentário:

  1. Bem contextualizado o significado de Natal! Por isso que continuo por aquí, pois suas postagens são bem focadas!
    Parabésn!
    Luiz

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...