Passeio à Óbidos, Nazaré e Fátima

Lisboa, 17 de fevereiro de 2011

 Hoje o dia rendeu!!! Acordei as 7h30, me arrumei e fui tomar café. Fui andando até a praça que o ônibus do passeio sairia. A Praça Eduardo VII.
Na verdade não foi um ônibus, foi uma van, pois havia só 10 pessoas para fazer esse passeio. Entramos na van e seguimos viagem. Os destinos eram longe.
Começamos por Óbidos, uma cidade medieval, linda! Ficamos meia hora, apenas para fotografar e ver o castelo. Só tem isso na cidade, rs.

Voltamos para van e fomos sentido Nazaré, mas paramos em Alcobaça, onde fica O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça ou mais simplesmente chamado de Mosteiro de Alcobaça, é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Foi começado em 1178 pelos monges de Cister. Está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. Em 2007, foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Em 1834 os monges foram obrigados a abandonar o mosteiro, na sequência da expulsão de todas as ordens religiosas de Portugal durante a administração de Joaquim António de Aguiar, um primeiro ministro notório pela sua política anti-eclesiástica.
A arquitetura da igreja de Alcobaça é um reflexo da regra beneditina da procura da modéstia, da humildade, do isolamento do mundo e do serviço a Deus. “Menos decoração e mais meditação” (Frase dita pela monitora, rs. A Igreja é bem fria e bem diferente da Minha Pompéia, rs.).
Os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro encontram-se aqui. São duas verdadeiras obras-primas da escultura gótica em Portugal. D. Inês de Castro é a Inês da famosa frase: “Inês é Morta” (falada nos casos em que a solução do problema só aparece quando o desenlace já aconteceu.). Coitada, morreu com 25 anos.


Depois de uma bela aula de história, retornamos para a Van, até Nazaré. A chuva parava e voltava, mas até que estava dando para aproveitar. O que mata é o vento. Dá mais frio. Chegamos em Nazaré, que é uma vila portuguesa. Paramos em uma praia para tirar fotos e seguimos para o almoço.
O almoço é um acordo entre city tour com o rstaurante, eles são bem espertinhos, rs. Eram 15 euros por pessoa, um roubo, mas estava uma delícia. É a primeira vez que como um bifão aqui na Europa. Na verdade o cardápio é fechado. Vem água e vinho, uma sopa (eca), um prato de salada, um prato com peixe e batata cozida, a sobremesa que era arroz doce. Vamos combinar que não era minha praia.
Ouvi um Senhor perguntando se podia pedir outra coisa, e disseram que não tem cardápio, mas que poderiam fazer um bife com batata frita. Nossa!!!!!! Meus olhinhos brilharam. Eu logo perguntei:” Posso optar por esse prato também?” e a resposta foi linda: “Sim!”rs. que ótimo. Comi a salada e o bife com batata frita. Estava muito bom.
Ficamos até umas 14h30 e seguimos para Fátima. A cidade que se tornou mundialmente conhecida pelas aparições marianas aos três pastorinhos (Lúcia, e seus primos Francisco Marto e Jacinta Marto). Antes de pararmos no Santuário, visitamos uma fábrica (loja que vende os artigos da Nossa Senhora). Ficamos um tempo por lá e finalmente seguimos ao Santuário. Estava vazio, estranhei, eu esperava o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, rs. Foi uma emoção, é linda. Mas a Nossa Senhora Aparecida ganha!!! Rs.


Chegamos 16 horas no Santuário e para minha sorte, a missa começava às 16h30. Olhei tudo ao redor, tirei muitas fotos e fui assistir a missa. Uma missa simples e com algumas frases diferentes da nossa. Na verdade foi só uma celebração, pois foi muito rápida. Comunguei no Santuário de Fátima, que demais!!
Após a missa, voltamos para Van e seguimos viagem rumo à Lisboa, pois é, o passeio acabou!!! Todos estavam cansados e a maioria foi dormindo o caminho inteiro. Na ida a nossa monitora foi explicando tudo, não deu para dormir.
Hoje fiquei sabendo sobre o significado do galo de Portugal. Diz a lenda que no povo de Barcelos houve um crime. Ao passar dos dias chegou um forasteiro e os vizinhos suspeitaram dele. O forasteiro ia ser enforcado, então ele foi até o restaurante onde estava o ministro que o julgou. E ele disse “eu sou inocente, eu sou inocente” e o ministro disse: “não quero saber, amanhã, você será enforcado”. E então o forasteiro disse "a minha inocência é tão certa que posso garantir que este galo assado vai ficar de pé e cantar. O galo levantou-se e começou a cantar. Agora o galo de Barcelos representa o símbolo de Portugal com o significado de serenidade, fé, confiança, sorte, justiça e honra. Disse também nossa monitora, que muitos falam que foi o galo da vizinha que cantou, rs.
A van deixou cada um na porta de seu hotel. Não sei se sempre fazem isso, ou se foi porque éramos poucos. Mas foi ótimo, pois já eram 21h e estávamos mortos!!






Nossa Senhora de Fátima, Rogai por mim e por todos nós!!!










beijosss a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...