Educação em Portugal

A educação em Portugal, é um pouco parecida com a nossa. É regulado pelo Estado através do Ministro da Educação e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A educação é iniciada obrigatoriamente para todos os alunos aos 6 anos de idade (podendo iniciar-se aos 5 caso o aluno faça 6 anos no início do ano). A escolaridade obrigatória é de 12 anos.
O ensino está dividido em ciclos:
1.º ciclo (1.º ano ao 4.º ano);
2.º ciclo (5.º e 6.º ano);
3.º ciclo (7.º ao 9.º ano).

Mas uma escola lá me encanta. Em 2006 conheci através de reportagens a Escola da Ponte e o José Pacheco (ex-diretor dessa escola, foto ao lado). Adoreiiii e me aprofundei, comprei livros dele, de Rubem Alves e Rui Canário. Me apaixonei mais ainda.

Fica Localizada em Vila das Aves, cidade do Porto, Portugal, há uma escola na qual não existem turmas separadas por idade ou escolaridade, nem lugar fixo ou sala de aula. Os alunos, organizados em pequenos grupos com interesse comum, reúnem-se com o professor em grandes galpões e desenvolvem programas de trabalho de 15 dias. Avaliam o que aprendem e formam novos grupos.

É revolucionária, libertária, solidária, serve de referência em todo o mundo quando o assunto é educação.

Na Escola da Ponte, as crianças decidem o que e com quem estudar. Em vez de classes, grupos de estudo. Independente da idade, o que as une é a vontade de estar juntas e de juntas aprender. Novos grupos surgem a cada projeto ou tema de estudo. 

Quem ouve falar dela pela primeira vez hesita em acreditar. Surpresa maior só mesmo de quem a conheceu nos anos 70. A Escola da Ponte era uma escola muito engraçada, não tinha bancos, não tinha mesas, não tinha nada. O banheiro sequer porta tinha. 
Depois de 4 anos, finalmente conhecerei em fevereiro a Escola da Ponte. Estou muito feliz. Em breve postarei mais sobre essa escola que me encanta.

Disponibilizo aqui um vídeo da escola:







Boa noite a todos!!!
bjus



Um comentário:

  1. Muito legal linda!Gostei do quadro de croche que aparece no video , passou muito rapido tive q pausar pra ler, mas a frase é bem lega!
    beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...