Veneza

9 de fevereiro de 2011



Madrugamos para pegar o trem até Veneza. A passagem mais barata custava 12 euros. Foi um grupo enorme!! Rs. Até quem não estava no trem, encontramos na rua. Todos tiveram a mesma idéia, afinal fica só 3 horas de Reggio.



Chegamos a Veneza e a primeira coisa que fizemos foi procurar o mapa. A cidade é muito cara, um mapa custava 2,50 euros, o banheiro custava também. Todos os pontos turísticos da cidade pagava pra entrar, pra tirar foto, enfim, eles aproveitam, é claro!
Andamos por várias vielas, nos perdíamos várias vezes e parávamos várias vezes para entrar em uma loja, ou para tomar um sorvete, um doce. Aqui se come bem, mas estou sentindo falta de arroz com bife. Ai que delícia!


Estávamos loucos para andar de gôndola, e é típico de quem vai a Veneza passear nela. Fomos ver o preço e caímos para trás. Custava 150,00 euros, o passeio durava 50 minutos. Ficamos pensando, pensando e o Clóvis foi resolver com o moço. Conseguimos fechar 7 pessoas (pois só cabem 6) por 90 euros, RS. Foi muito bom!!! Claro que é um passeio romântico, pelo menos é o que mostram os filmes. Não é nada romântico. A cidade é linda, mas fede igual ao dique de Santos-SP, RS. Havia muito lixo boiando, e até cocô. Mas é claro em todos os lugares encontramos aspectos lindos e feios, faz parte.
Mas o passeio valeu muito a pena!!!






Todos sabem que tenho medo e nojo de pombas, mas infelizmente hoje tive que conviver com elas. As pombas fazem parte da paisagem de Veneza, as pessoas pegam, tiram fotos, alimentam. Elas são enormes de gordas. RS. Foi difícil andar pela praça San Marco sem ser tocada por uma, além das gaivotas gordas também.rs.
Voltamos no trem barato e acabamos pegando um trem muito novo, com televisão e tudo. Viemos conversando e bagunçando, nem deu pra perceber as 3horas de viagem!! Para nossa sorte havia um homem no meio de tanta mulher, o Clóvis, coordenador pedagógico do colégio Marista de Maringá. Ele é fantástico e cuidava muito bem de todas nós.


Foi muito bom!!!! bjo




Uma Utopia que virastes realidade em minha cabeça! Escola da Ponte

“A escola com que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir”
Uma Utopia que virastes realidade em minha cabeça!
 
DSC02954
Conhecer a Escola da Ponte foi fantástico! Acordei às 6h da manhã com o coração acelerado, com uma ansiedade imensa de conhecer o que tanto estudei. Creio que sei tanto quanto os professores que estão a trabalhar na Ponte.
Há cerca de 4 a 5 anos atrás, me apaixonei por essa escola, pelo fato de não seguir nenhum modelo, nenhuma metodologia, por simplesmente deixar com que os alunos sintam e vivenciem o conhecimento e que o estudo se torne prazeroso, dessa forma, mais significativo.
 
DSC02905
Pois bem, Joana do Aprofundamento me levou a conhecer a escola. Explicou-me e detalhou-me todos os lugares e projetos. Após a visita monitorada, tive a oportunidade de ver de perto o trabalho dos miúdos da Iniciação e Aprofundamento, a educação Física e a Sala de Expressão da Consolidação e o almoço.
Além da observação pude conversar com alguns professores. Para minha surpresa, um era brasileiro. Ricardo trabalha na Ponte há 6 anos, ele é o professor de Educação Física. Esclareceu-me muitas dúvidas.
DSC02952DSC02934DSC02944
 
Pude concretizar em minha cabeça tudo o que havia lido e estudado até o momento. Comprovei que está muito além dos escritos. Na Ponte realmente se faz o que se diz.
Havia uma frase na parede que me chamastes muita atenção: ”Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade!”. O Brasil ainda chega lá!!!
DSC02906DSC02914DSC02939DSC02941
 
DSC02937


PS: já escrevi muito sobre a Ponte aqui. Apenas resumi a visita de hoje!!!
Enfim, terminei meu artigo!!! Bora publicá-lo??!!!

Filmei a fachada da escola!!!




beijosssss



Passeio à Óbidos, Nazaré e Fátima

Lisboa, 17 de fevereiro de 2011

 Hoje o dia rendeu!!! Acordei as 7h30, me arrumei e fui tomar café. Fui andando até a praça que o ônibus do passeio sairia. A Praça Eduardo VII.
Na verdade não foi um ônibus, foi uma van, pois havia só 10 pessoas para fazer esse passeio. Entramos na van e seguimos viagem. Os destinos eram longe.
Começamos por Óbidos, uma cidade medieval, linda! Ficamos meia hora, apenas para fotografar e ver o castelo. Só tem isso na cidade, rs.

Voltamos para van e fomos sentido Nazaré, mas paramos em Alcobaça, onde fica O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça ou mais simplesmente chamado de Mosteiro de Alcobaça, é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Foi começado em 1178 pelos monges de Cister. Está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. Em 2007, foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Em 1834 os monges foram obrigados a abandonar o mosteiro, na sequência da expulsão de todas as ordens religiosas de Portugal durante a administração de Joaquim António de Aguiar, um primeiro ministro notório pela sua política anti-eclesiástica.
A arquitetura da igreja de Alcobaça é um reflexo da regra beneditina da procura da modéstia, da humildade, do isolamento do mundo e do serviço a Deus. “Menos decoração e mais meditação” (Frase dita pela monitora, rs. A Igreja é bem fria e bem diferente da Minha Pompéia, rs.).
Os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro encontram-se aqui. São duas verdadeiras obras-primas da escultura gótica em Portugal. D. Inês de Castro é a Inês da famosa frase: “Inês é Morta” (falada nos casos em que a solução do problema só aparece quando o desenlace já aconteceu.). Coitada, morreu com 25 anos.


Depois de uma bela aula de história, retornamos para a Van, até Nazaré. A chuva parava e voltava, mas até que estava dando para aproveitar. O que mata é o vento. Dá mais frio. Chegamos em Nazaré, que é uma vila portuguesa. Paramos em uma praia para tirar fotos e seguimos para o almoço.
O almoço é um acordo entre city tour com o rstaurante, eles são bem espertinhos, rs. Eram 15 euros por pessoa, um roubo, mas estava uma delícia. É a primeira vez que como um bifão aqui na Europa. Na verdade o cardápio é fechado. Vem água e vinho, uma sopa (eca), um prato de salada, um prato com peixe e batata cozida, a sobremesa que era arroz doce. Vamos combinar que não era minha praia.
Ouvi um Senhor perguntando se podia pedir outra coisa, e disseram que não tem cardápio, mas que poderiam fazer um bife com batata frita. Nossa!!!!!! Meus olhinhos brilharam. Eu logo perguntei:” Posso optar por esse prato também?” e a resposta foi linda: “Sim!”rs. que ótimo. Comi a salada e o bife com batata frita. Estava muito bom.
Ficamos até umas 14h30 e seguimos para Fátima. A cidade que se tornou mundialmente conhecida pelas aparições marianas aos três pastorinhos (Lúcia, e seus primos Francisco Marto e Jacinta Marto). Antes de pararmos no Santuário, visitamos uma fábrica (loja que vende os artigos da Nossa Senhora). Ficamos um tempo por lá e finalmente seguimos ao Santuário. Estava vazio, estranhei, eu esperava o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, rs. Foi uma emoção, é linda. Mas a Nossa Senhora Aparecida ganha!!! Rs.


Chegamos 16 horas no Santuário e para minha sorte, a missa começava às 16h30. Olhei tudo ao redor, tirei muitas fotos e fui assistir a missa. Uma missa simples e com algumas frases diferentes da nossa. Na verdade foi só uma celebração, pois foi muito rápida. Comunguei no Santuário de Fátima, que demais!!
Após a missa, voltamos para Van e seguimos viagem rumo à Lisboa, pois é, o passeio acabou!!! Todos estavam cansados e a maioria foi dormindo o caminho inteiro. Na ida a nossa monitora foi explicando tudo, não deu para dormir.
Hoje fiquei sabendo sobre o significado do galo de Portugal. Diz a lenda que no povo de Barcelos houve um crime. Ao passar dos dias chegou um forasteiro e os vizinhos suspeitaram dele. O forasteiro ia ser enforcado, então ele foi até o restaurante onde estava o ministro que o julgou. E ele disse “eu sou inocente, eu sou inocente” e o ministro disse: “não quero saber, amanhã, você será enforcado”. E então o forasteiro disse "a minha inocência é tão certa que posso garantir que este galo assado vai ficar de pé e cantar. O galo levantou-se e começou a cantar. Agora o galo de Barcelos representa o símbolo de Portugal com o significado de serenidade, fé, confiança, sorte, justiça e honra. Disse também nossa monitora, que muitos falam que foi o galo da vizinha que cantou, rs.
A van deixou cada um na porta de seu hotel. Não sei se sempre fazem isso, ou se foi porque éramos poucos. Mas foi ótimo, pois já eram 21h e estávamos mortos!!






Nossa Senhora de Fátima, Rogai por mim e por todos nós!!!










beijosss a todos!!!

Barcelona

Barcelona, 13 de fevereiro de 2011

2º dia em Barcelona

Acordei às 8h da manhã, me arrumei e fui até a Plaça Catalunya para pegar o ônibus de turismo. Hoje a intenção era fazer todos os passeios com o ticket de um dia.
Cheguei na praça antes das 9h e o ônibus ainda estava se preparando. Fui cedo, pois achava que iria lotar, por ser domingo, mas não lotou, estava vazio.
Ouvi um grupo falando português, mas não sabia se eram brasileiros, rs. Fiquei na minha e esperei ouvir mais alguma conversa. Ouvi “Santa Catarina”, cheguei perto e perguntei, são brasileiros e me responderam com um sorriso enorme no rosto, “sim!!!”. Bom, já cheguei ao grupo e começamos a conversar.
O grupo era composto por 4 primos, o Gui, o Bruno, a Dada e o Vi, havia outro homem que eu não me lembro o nome, era brasileiro também. Está fazendo mestrado em Madri. Os quarto primos são do Rio Grande do Sul, o sotaque deles é muito engraçado. A Dada (Daiane) é a mais velha, tem 29 anos e é fisioterapeuta. O Gui tem 23 anos e faz direito, o Bruno tem 18 e ainda vai fazer faculdade e o Vi (Vicente) estava na Iralanda a 6 meses fazendo curso de inglês, eles organizaram essa viagem para rever o Vi que é irmão do Gui.

Pegamos o ônibus e desfrutamos das lindas arquiteturas e construções. Eu estava preocupada em como eu conseguiria tirar fotos minhas, sendo que eu estava sozinha.rs.
O ônibus é bem equipado, você recebe um fone e um mapa. O fone você conecta no banco e seleciona a sua língua, são 16 línguas. Durante o passeio ele vai explicando sobre cada monumento. A primeira linha que peguei foi a vermelha.
            Foi uma delícia esse passeio pela linha vermelha, descemos em alguns pontos e o principal foi o campo do Barça, nossa ficamos encantados. Tiramos muitas fotos. Sempre que descíamos do ônibus, podíamos pegar o próximo apresentando o ticket.

            Ao final da linha vermelha, que para nós acabou às 13h, fomos almoçar. A dada tinha uma amiga do Rio Grande do Sul que estava fazendo mestrado em Barcelona e ela chamou essa amiga para almoçar conosco. O grupo esta como eu, economizando com tudo, até na comida. Fomos almoçar no MC Donald’s que aqui custa 5.50 euros. Comemos e fomos ao banheiro.
            Após o almoço voltamos ao ponto de partida dos ônibus, pois agora tinha a linha verde para pegar. A linha verde é onde fica a Sagrada Família. Comprando um ticket você pode pegar as duas linhas. A Dada combinou mais uma vez com a amiga dela de nos encontrarmos na praia, que era o ponto 5 da linha verde. Embarcamos no ônibus e a amiga dela foi de metro até lá.
No ponto cinco descemos e ficamos um bom tempo na praia. É linda, mas nada comparado a Santos. Realmente nossa cidade é muito linda!! Nossos jardins decoram as praias. Havia muitas pessoas na praia, pessoal até de biquíni, rs. Fomos andando até o ponto 6 do nosso ônibus e curtindo a praia, tiramos fotos e sentados na areia para conversar e descansar.
Continuamos o nosso passeio e descemos na Sagrada Família. Nossa é linda!!! Que perfeição. Uma coisa venho percebendo nas igrejas e catedrais da Europa, nas construções sempre há caveiras. Achei muito estranho e queria muito saber o motivo.

O meu grupo não quis entrar, pois achou cara a entrada. Realmente é cara, mas não posso perder uma oportunidade dessa. Para não me perder deles, resolvi seguir com eles para o ônibus e no dia seguinte volto mais tranqüila pra visitar dentro da igreja.
Acabamos o passeio todo lá pelas 18h, estávamos muito cansados. Descemos a La Ramblas e fomos cada um para o seu hotel. Eles ficaram na rua da frente e eu ainda segui duas quadras até o meu hotel.
Adorei ter encontrado eles, foi bom, pois não me senti sozinha aqui em Barcelona. Fomos brincando, rindo, tirando sarro de algumas coisas, pessoas e situações. rs.


Beijos 


Voô e 1º dia em Reggio Emília

Olá!!!!

Aqui está tudo ótimo!!!!

Minha amiga Renata conseguiu lugar do meu lado. Ela falou meu nome no check-in e eles deram as passagens do lado da minha.

No avião foi bem complicado, além das turbulências, um gordo sentou atrás de mim e o joelho dele ficou bem nas minhas costas. não consegui dormir. 6:50 da manhã aqui, descemos eu e minha amiga em Madri no aeroporto de Barajas. Lindo de morrer e enorme. pegamos até um metrô para irmos até o nosso gate.

A Imigração lá é bem dura. tínhamos que até tirar os sapatos, casacos e tudo da mochila colocar em bandejas. Mas em compensação, los chicos são muy lindossssssss...rs

O Avião para Milão atrasou, deveríamos sair as 8:30h, mas só decolamos as 9:40. chegamos em Milão, 12h20. Atrasadas, pois o nosso transfer saia 12h30. Corremos e conseguimos achar uma parte do grupo. Entramos no ônibus e fomos para Reggio. Eu pensava que era do lado, mas não foram 3 horas de ônibus.

DSC00909
Chegamos em nosso hotel, fizemos check-in e subimos. Uma graça nosso hotel. Tem até banheira e no aquecedor deixamos 25 graus rs. Está uma delícia. a TV é enorme e tem sky, mas todos os canais em Italiano. Estamos em uma mistureba de idiomas. O nosso grupo latino americano, a maioria é só no espanhol e aqui em Italiano, é um sarro irmos ao restaurante.

o dia estava lindo aqui, estava 10 graus quando chegamos, um calor no ônibus, na rua, pois o sol estava forte. Não deu tempo de ficar de bobeira... As 4h fomos para o tour, a cidade é linda. Eu esperava uma cidade pacata, com pouca movimentação, mais é uma cidade grande.

O guia nos mostrou muitas coisas, não entendemos 100%, pois nossa tradutora não havia chego, o voô dela atrasou. Enrolamos o italiano...rs "é tutto bello qui".

Eu e minha amiga tomamos um chocolate quente maravilhoso por 2 euros, o copo era enorme e o chocolate bem cremoso. A temperatura caiu para 3 graus. Nos aqueceu bem, apra continuarmos a caminhada com lo guia. Uma delícia!!! Depois fomos todas (mais ou menos umas 30 pessoas, do Brasil, as "panelas" já se formam, cada uma vai para um restaurante) comer pizza. É muito baratooooooo, uma pizza inteira é 4 euros a da Marguerita, que não tem marguerita hauahuahauha. eu achei ótimo, pois eu gosto somente da de muzzarela!!! O refrigerante também custa 2 euros assim como o chocolate quente. Vimos pratos lindos de pastas.
 
DSC00967DSC00969DSC00975DSC00980DSC00984
 

Viemos pro quarto tomamos banho e tentamos ficar na internet. Creio que há muita gente usando, por isso não conseguimos usar direito, fica caindo toda hora. (não sei se eu irei conseguir colocar fotos aqui, por causa da internet lerda do hotel). Já estamos indo dormir, o dia foi muito cansativo e amanhã será mais ainda!!!

DSC01022

 


Amanhã o curso começa as 8:30. Acordaremos as 6h da manhã (3h da manhã aí no Brasil), o café é a partir das 7h e o nosso ônibus vem nos pegar as 8h. Amanhã o curso é até as 7h da noite!!!!

beijossss
amanhã eu escrevo mais!!!

É HOJE!!!!!

Bom dia a todos!!!!

Hoje é grande dia!! Dia de viajarrr....



Estou indo para Reggio Emília (Itália), conhecer como é a educação infantil dessa cidade que vem despertando o interesse de muitos educadores.
Já coloquei aqui no blog sobre  A Abordagem de Reggio Emilia na Educação Infantil quem tiver interesse leia!!! É fantástico!!

Bom, o coração está na boca, pulando pra fora do meu corpo, rs. Afinal, não ficarei só na Itália, vou aproveitar pra passear um pouquinho.

Meu roteiro é o seguinte:
Itália - Reggio Emilia
Espanha - Barcelona
Portugal - Lisboa, Fátima, Porto, Guimarães e Vila das Aves (pois, é vou conhecer a escola da Ponte!!!)
França - Paris
Holanda - Amsterdam, Hengelo
Termino na Holanda na casa da minha tia Cecília, Rob e do Gé para descansar um pouco.

Há 6 anos atrás fui para Hengelo e passei 3 meses, foi inesquecível!
Ontem estava vendo o vídeo da neve e foi muito boa a lembrança que me veio...

Veja o vídeo, é só uns segundinhos, vale a  pena conferir!!!






Pessoal, estou indo...
Obrigada a todos pelo carinho das mensagens.
Daqui a um mês e 2 dias estou de volta!!!

bejosss

O Pequeno Príncipe

Hoje queria falar um pouquinho desse livro. 
Na verdade falar sobre o que eu sinto quando leio, escuto ou vejo. Pois é, eu tenho o livro, o dvd e o audio-livro...rs

Le Petit Prince, conhecido como O Pequeno Príncipe no Brasil, é um romance do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944, Mar Mediterrâneo), publicado em 1943 nos Estados Unidos. A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico. É o livro francês mais vendido no mundo, cerca de 80 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro o peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 línguas ou dialetos.

O pequeno príncipe é uma obra aparentemente simples, mas, apenas aparentemente. É profunda e contém todo o pensamento e a "filosofia" de Saint-Exupéry. Apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geômetra, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. O pequeno príncipe vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranqüilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.

É uma obra que nos mostra uma profunda mudança de valores, que ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão. Nós nos entregamos a nossas preocupações diárias, nos tornamos adultos de forma definitiva e esquecemos a criança que fomos.

Algumas frases que gosto:
(não todas é claro, rs só algumas, na verdade amo todas)

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes...

Por favor... cativa-me!

´O trigo para mim não vale nada. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos dourados. Então será maravilhoso quando tiveres me cativado. O trigo que é dourado, fará com que eu me lembre de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...

adeus-disse ele a flor.
mas a flor não respondeu.
adeus-repetiu ele.
a flor tossiu. Mas não foi por causa do resfriado.
eu fui uma tola- disse finalmente- peço-te perdão. procura ser feliz.

o que eu vejo não é mais que uma casca. O mais importante é invisível...

Os homens do teu planeta, disse o príncipezinho, cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim... E não encontram o que procuram...

E, no entanto o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa, ou num pouquinho d'água...

- Mas os olhos são cegos. É preciso ver com o coração...

A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar...
O que é importante, a gente não vê

Tu olharás, de noite, as estrelas. Onde eu moro é muito pequeno, para que eu possa te mostrar onde se encontra a minha. É melhor assim. Minha estrela será então qualquer das estrelas. Gostarás de olhar todas elas... Serão, todas, tuas amigas. E depois, eu vou dar-te um presente...
Quando olhares o céu de noite, porque habitarei uma delas, porque numa delas estarei rindo, então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir!

E quando te houveres consolado (a gente sempre se consola), tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo. Terás vontade de rir comigo. E abrirás às vezes a janela à toa, por gosto... E teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Tu explicarás então: "Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!" E eles te julgarão maluco. Será uma peça que te prego...


beijosss!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...