O Natal para mim que sou cristã é muito importante. É o Nascimento do menino Jesus. Embora muitas pessoas se esqueçam desse fato, comemorando apenas a ceia farta, as trocas de presentes, a decoração da casa e o bom velinho Papai Noel. Não sou contra nada disso, amo tudo isso, mas não podemos esquecer do verdadeiro valor do Natal.
* O Nascimento de Jesus:

Maria e José se dirigiram à Belém, e ao chegar na cidade muito cansados decidiram procurar uma estalagem porém todas estavam cheias. Um senhor muito bondoso permitiu então que Maria e José permanecessem no estábulo de sua quinta e foi então que nesta noite mágica nasceu o Menino Jesus. O menino Jesus veio ao mundo num lugar simples, no meio dos animais e teve como bercinho uma manjedoura.
No céu surgiu uma estrela muito brilhante, era a estrela guia de Belém a anunciar o nascimento do Filho de Deus, de muito longe os 3 Reis Magos avistaram-na e souberam então que algo muito especial havia acontecido. Era o nascimento de Jesus que se anunciava nos céus, seguiram então a estrela guia até encontrar Maria, José e o Pequeno Menino Jesus em Sua manjedoura.
Os 3 Reis Magos levaram presentes ao Menino Jesus – incenso, ouro e mirra. Daí a nasceu a tradição de oferecer presentes de Natal, é uma celebração em honra de Jesus. Ao oferecermos presentes estamos a dizer que gostamos muito daquela pessoa, é um gesto de carinho e de demonstração de afeto.
* Os Símbolos
PAPAI NOEL
Papai Noel é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro.
O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.
Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto.
Conforme a lenda, Papai Noel mora no extremo norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte. Papai Noel vive com sua esposa Mamãe Noel, incontáveis elfos mágicos e oito ou nove renas voadoras. Outra lenda popular diz que ele faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classificando-as de acordo com seu comportamento, e que entrega presentes, como brinquedos ou doces, a todos os garotos e garotas bem-comportados no mundo, e às vezes carvão às crianças malcomportadas, na noite da véspera de Natal. Papai Noel consegue esse feito anual com o auxílio de elfos, que fazem os brinquedos na oficina, e das renas que puxam o trenó.
PRESÉPIO

O presépio nos lembra o nascimento do menino-Deus. Ajuda-nos a refletir sobre o fato e nos anima a sermos gratos a Jesus que não hesitou em descer do céu e alojar-se numa simples manjedoura. Na comunhão está todo o sentido do Natal.
ÁRVORE DE NATAL
ESTRELA
Os magos vindos do Oriente á procura de Jesus, foram guiados por uma estrela até Belém. A estrela tem 4 pontas e uma cauda luminosa. As quatro pontas representam as 4 direções da terra: Norte, Sul, Leste, Oeste, de onde vem os homens para adorar a grande luz que é uma estrela de fé, de amor, de esperança para o seu irmão...
CANÇÕES DE NATAL
A Igreja católica sempre deu muita importância para o valor da música. As primeiras canções natalinas datam
do século IV e são cantadas até hoje na véspera de Natal.
GUIRLANDA

É ela que nos recebe de braços abertos dando-nos as boas vindas nas portas das residências nas quais adentramos em época natalina. Porém mais que um simples adorno de porta, a guirlanda é uma peça singular cuja produção retrata o brilho, a alegria e materializam o espírito de cada anjo que nela habita. Que através da alegria do amor impregnados nesta guirlanda,o anjo de cada um de vocês possa abrir portas e caminhos pelos quais vocês sonhem passar.
PANETONE
Este foi criado na Itália, mas não se sabe exatamente sua origem. Existem várias versões. De acordo com uma delas, um padeiro de Milão chamado Tone, em aproximadamente 900 d.C., fez um pão e misturou nele alguns ingredientes como frutas secas e nozes. Esse pão fez muito sucesso e ficou conhecido comopane di Tone. Uma segunda versão diz que, entre 1300 e 1400, um italiano, também de Milão, chamado Ughetto, estava apaixonado por uma moça que se chamava Adalgisa e, para poder ficar junto dela, empregou-se na padaria de seu pai. Lá, criou um pão especial que conquistou tanto a filha quanto o pai. E assim o pai de Adalgisa “deu a mão dela” a Ughetto. E uma outra versão conta que um chef di ciusine chamado Gian Galeazzo Visconti, duque de Milão, em 1395 criou um pão diferente para uma festa, e este fez muito sucesso por causa de seu sabor. Mas, independentemente das lendas em torno da história do panetone, ele está sempre presente nas mesas de Natal de todo brasileiro. Cada país tem em sua ceia de natal algumas peculiaridades. Os russos, por exemplo, evitam a carne e os Jamaicanos usam e abusam das ervilhas em suas receitas para a ceia de natal.
BONECO DE NEVE

Em países frios, as crianças saem durante o dia para produzir o boneco de neve. Colocam duas bolas grandes de neve uma sob a outra, um cachecol, uma cenoura para fazer o nariz, um chapéu, laranjas para fazer os olhos e galhos para servir de pés e mãos. Mesmo em países tropicais como o Brasil, o boneco de neve se transformou em peça de decoração de árvore de natal.
PÉ DE MEIA

* Feliz Natal em algumas línguas:
Alemão - Fröhliche Weihnachten
Catalão - Bon Nadal
Coreano - Chuk Sung Tan
Francês - Joyeux Noël
Grego - Καλά Χριστούγεννα
Holandês - Prettige Kerstfeest
Inglês - Merry Christmas ou Happy Christmas
Italiano - Buon Natale
Japonês - メリークリスマス Merīkurisumasu
Latim - Natale hilare
Português - Feliz Natal
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6), nós olhamos para o Seu nascimento e crucificação como a nossa salvação. A celebração do Natal é o presente perfeito dado a nós. É o presente de Deus habitando em um corpo humano para pagar pela penalidade dos nossos pecados para que pudéssemos viver para sempre com Ele.
Feliz Natal a todos!!
Feliz Nascimento!!!
beijos a todos, post atrasado, mas não importa!!!
Bem contextualizado o significado de Natal! Por isso que continuo por aquí, pois suas postagens são bem focadas!
ResponderExcluirParabésn!
Luiz